sábado, 3 de janeiro de 2015

Fortalecendo o ateísmo de um amigo



Certo dia um membro da igreja evangélica me disse que nosso espiritismo era fraco porque não buscávamos converter as pessoas, espalhar nossa verdade. Senti-me elogiado. Tenho certo repúdio a proselitismo. Muitas pessoas morreram por causa disso: da insistência de as querer em nossa verdade. 

Mas, duas coisas me satisfazem: 1. Que uma pessoa já sequiosa pela mensagem que carrego no peito me procure; 2. Que eu consiga fazer com que uma crença boa, diferente da minha, seja fortalecida. 

Percebo que muitos ateus, hoje em dia, vêm abandonando seu pessimismo e falta de amor. Até mesmo falam de certa espiritualidade sem Deus. É isso que faz com que eu ache que o ateísmo pós-moderno vem se tornando uma ótima crença (para dizer que Deus não existe é fazer uma inferência que é um salto tanto quanto a fé - não crer é crer em negativo), embora não me sirva. A coisa está tão séria, que alguns espíritas cogitam fundar um espiritismo sem Deus. O que acho uma falácia. 

Inauguro aqui mais um marcador para esse blog: Espiritualidade Laica. Vou escrever sobre a saga de mostrar ao meu amigo ateu que ele pode sim ter uma espiritualidade, um ideal de sabedoria que otimize sua vida atéia, suas relações com os outros e com as próprias angústias.  

Temporariamente estará disponível este áudio que gravei comentando um capítulo sobre Jesus - pensamentos de um filósofo ateu:

https://soundcloud.com/allan-denizard-1/grava-o-2

Espero que lhes seja útil e engrandecedor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário