domingo, 6 de janeiro de 2013

Iniciando com um sonho


Estive sonhando esta noite com Sartre. Não muito bem com ele. Mas, como poderia associar sua filosofia a do Espiritismo. Pensei, então, em começar um blog que pudesse fazer dialogar tudo o que venho lendo até agora com o que ainda não vi sendo escrito sobre "o que o Espiritismo tem a ver com tudo isso".

Muita coisa aconteceu depois que Kardec passou pela Terra. Já deixo meu posicionamento bem claro aqui. De tudo o que li, de mente aberta, pode acreditar, não enxerguei uma só vírgula de erro na filosofia espírita, mas infinitas possibilidades de diálogo com tudo o que desde então aconteceu no mundo dos pensadores.

Se bem que a história da filosofia, eis uma primeira grande chave para a polêmica discussão sobre a atualização do Espiritismo, não é feito a história das ciências em que um princípio pode e deve ser constantemente violado por um "mais verdadeiro". A história da filosofia parece mais com um desfile artístico em que podemos simpatizar com esta ou aquela obra de arte, mas nunca enveredar numa discussão acirrada sobre quem é mais bela.

A segunda chave que dou para a leitura deste blog é de onde eu capto a maior parte destas reflexões. É de um espírita, José Herculano Pires, a quem eu oro com muito agradecimento pelos caminhos que ele abriu nesse campo do conhecimento humano, e de um ateu, Luc Ferry, cujo esforço de pensamento dos últimos dez anos, pelo menos, vem abrindo uma brecha profunda no seio da nata dos pensadores ocidentais (particularmente franceses e alemães), resgatando a filosofia como espiritualidade e caminho de salvação. A cada dia me convenço que foi Deus que mandou Luc Ferry ser ateu nesta encarnação.

Muita coisa para expor, pessoal. Mas, eu vou com calma. Esse blog deve servir para pelo menos duas coisas: 1. Organizar meus pensamentos; 2. Expor apontamentos que ajudem as pessoas que levam o Espiritismo para o meio acadêmico defendê-lo com mais argumentos. Extra: nosso melhoramento moral pelas vias do aprimoramento intelectual. Um grande amigo meu diria que eu deveria ter colocado este ponto em primeiro lugar, e não além de tudo como extra. Fica aqui a crítica dele que sai de dentro de mim.

Uma outra certeza que me vem diariamente é que esse tal de Espiritismo será matéria para o próximo século entender de verdade. Quando vejo ele ainda ser anatemizado por ser obra do demônio, eu me calo.

3 comentários:

  1. Adorei a iniciativa e a proposta é maravilhosa, estarei aguardando novas postagens.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal. Abraço, querido amigo! Muita paz! Victor Sancho.

    ResponderExcluir
  3. Eu gostaria de fazer uma ou duas perguntas:

    1) Espiritismo é uma religião?

    se sim,

    2) Espiritismo é uma religião cristã?

    Espero não ter perguntado besteira...

    ResponderExcluir