quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

O sacrifício mais agradável à Deus

"Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta. Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão. Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil." (Mt 5:23-26)

Levantamos alguns assuntos relacionados a oferendas entre os judeus. Uma das coisas era que o sacrifício era dado em ato de purificação para se aproximar de Deus. Quando nada se tinha para expiar, era um sacrifício pacífico; quando se tinha, era um sacrifício para desmanchar o pecado EM SI! Jesus está resgatando um ritual judaico que já havia. Está frisando algumas essências que se esquece com o tempo. Eis a função de profetas. Eis o que não perde tempo o Messias em fazer. Algumas coisas lindas de se enxergar por trás disso é 1. que a oferenda era dada para um Deus que estava constantemente presente, pelo menos em uma parte sua - a parte manifesta, junto ao povo que peregrinava no deserto, dentro de uma tenda; 2. que reconciliar-se com o irmão antes de se reconciliar com Deus vale dizer que Deus também está na tenda que é o seu irmão! A mensagem final pode ser dita assim: reconciliar-se com Deus, Aquele que está no céu e Aquele que está no outro.

4 comentários:

  1. Biblia condena a pratica de consulta aos mortos!

    Levítico 19:31 “Não vos voltareis para os que consultam os mortos nem para os feiticeiros; não os busqueis para não ficardes contaminados por eles. Eu sou o Senhor vosso Deus.”

    A Necromancia era comum entre os povos pagãos da antiguidade. O povo de Israel foi advertido por Deus a não se envolverem com essa prática, confira:

    Deuteronômio 18:9-12
    9 Quando entrares na terra que o SENHOR teu Deus te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações.
    10 Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;
    11 Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos;
    12 Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR teu Deus os lança fora de diante de ti.

    Leviticos 20:27 Quando, pois, algum homem ou mulher em si tiver um espírito de necromancia ou espírito de adivinhação, certamente morrerá; serão apedrejados; o seu sangue será sobre eles.

    Devemos lembrar também o episódio no Livro de 1Samuel cap 28, onde o rei saul consulta uma necromante em En-Dor. A mulher questiona a atitude de Saul, pois ele mesmo tinha exterminado os advinhos e necromantes devido a lei de Deus:

    1 Samuel 28:9 Então a mulher lhe disse: Eis aqui tu sabes o que Saul fez, como tem destruído da terra os adivinhos e os encantadores; por que, pois, me armas um laço à minha vida, para me fazeres morrer?

    A necromancia e todas as outras formas de "adivinhação" ou seja de revelações que não sejam pelo Espirito de Deus, são veementemente condenadas!

    Isaias 8:19 Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos?

    Não existe um só versiculo que sustente a necromancia como uma pratica aceitavel diante de Deus.

    Esses espíritos que encorporam em pessoas não passam de demónios, que dali em diante faz da vida de uma pessoa um verdadeiro inferno, os mesmos exus, caboclos, orixas que encorporam em terreiros de macumba, só que mais sofisticado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha primeira felicidade é você ter contra-argumentado reconhecendo que existem mortos que podem se comunicar. A minha segunda felicidade é ver como você é forte, Ariell Larson, de uma fortaleza extremamente fundada na leitura desse livro tão importante para a nossa cultura ocidental, a Bíblia.

      Minha primeira infelicidade é você citar esse versículo: "Quando, pois, algum homem ou mulher em si tiver um espírito de necromancia ou espírito de adivinhação, certamente morrerá; serão apedrejados; o seu sangue será sobre eles." Porque vejo o quanto o sentimento de extermínio violento do próximo que é radicalmente diferente de você pode estar contaminando o seu coração. Minha segunda infelicidade é você ter tido apenas experiências ruins com a mediunidade ou, pelo menos, acreditar que só se possa ter experiências infernais. A maioria das pessoas que acreditam na comunicação dos espíritos nunca dará ouvidos a estas condenações que você despejou aqui, porque a experiência mostra, sobejamente, como o portal mediúnico foi aberto por Deus e é cheio de Espíritos de Deus.

      No mais, gostaria de aproveitar o seu espírito de pesquisadora de versículos bíblicos e convidá-la a citar aqui as muitas passagens que você puder encontrar junto ao Novo Testamento que também falem sobre a condenação da necromancia.

      Grato pela sua valiosa contribuição!

      Excluir
  2. Sempre tive curiosidade em conhecer uma religião espiritualista, as vezes eu penso que há vida depois da morte sim, mais as vezes penso se o espirito que encorpora no médium, é um espirito mesmo... Ou não será outra coisa? se existe o bem, existe o mal não é? já li livros sobre espiritismo, já pesquisei, e vi filmes, mais confesso que não acredito que seja espíritos de pessoas, em fim... Mais gosto, sigo seu blog, e leio suas postagens sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Religião espiritualista, Ariel, é a nossa espírita e é a sua cristã. Todas elas acreditam em algo após o fim da matéria. Algo que resiste e persiste.

      Quando você me diz que ÀS VEZES pensa que há vida depois da morte, me faz ver o quanto você é igual a mim. Eu muito filosofo porque minha fé não é suficiente, e preciso me valer da razão para sofrer menos com o mal que existe no mundo, e com a morte que leva os que amamos demais, e ainda assim acreditar em Deus.

      Jesus mostrou carnalmente, diz a Bíblia, o quanto a imortalidade é um fato, ao se apresentar aos apóstolos em seu corpo glorioso. Desde lá a cristandade sobrevive pela confiança que se tem no testemunho de quem viu. É como se fosse uma herança de fé.

      O Espiritismo não quer derrubar a crença das pessoas que consolam o coração com os testemunhos cristãos. Ele se direciona àqueles para quem os testemunhos não são suficientes. Este é o meu caso. Se for realmente o demônio, isto é, o mal personificado, que se manifesta pelos médiuns, ele faz o desserviço à própria causa de afastar o homem de Deus. Porque quanto mais vejo o fenômeno, mais me aproximo do Pai de Jesus. Mais tenho vontade de amar os desconhecidos, ainda que esteja longe de amar os inimigos - ainda é me pedir demais (embora os Espíritos constantemente nos exortem a exceder também mais este limite do nosso egoísmo).

      No mais, Ariel, você não sabe o quanto fico feliz em saber que mesmo tendo entre nós diferenças tão radicais que, em outras eras, seria motivo suficiente para querermos exterminar um ao outro, decidimos baixar a guarda e conversar em paz.

      Excluir