INTRODUÇÃO: Estou iniciando aqui uma nova playlist que falará sobre mitologia e este é o vídeo introdutório.
- A mitologia é a matriz da filosofia
- As histórias mitológicas fundam civilizações e cotidianos
- Elas chegam a apaziguar guerras e conferir sentidos
- São um sistema de crenças e pensamentos que talvez tenham o mesmo nível ontológico (se não mais) que o sistema lógico-matemático ou científico-empírico. Talvez mais porque elas conseguem cobrir a descrição da realidade com uma riqueza maior de detalhes que escapa da sintaxe lógica ou científica.
- Esse sistema teve seu ocaso porque os desafios enfrentados pelos homens já não eram respondidos a altura pelo símbolo dos mitos. Os mitos traziam símbolos de origem local, e a Grécia se "mundializava". O discurso filosófico acabou sendo uma via de enfrentar a "mundialização".
- Para que uma história fincasse raízes e valesse a pena ser contada e ascendesse ao estatuto de mito era preciso ter fortes ligações com o belo e com a verdade.
- Hoje vemos um retorno do respeito às mitologias porque conseguimos desenvolver um pensamento filosófico que, depois de muito tempo, consegue ver os mais diversos mitos como sementes férteis para fecundar o pensamento humano. Tiramos a couraça daquelas histórias que as obrigava de serem tal e qual a realidade, e entendemos a simbologia explosiva que elas representavam. Além de voltar a dar valor ao belo, e não apenas a esquelética lógica na busca de descrever o real.
- Importa, finalmente, saber, que os valores que as mitologias carregam não evocam apenas condutas morais para o dia-a-dia, mas apontam sentido de vida. Revelam, por assim dizer, valores transcendentais que ajudam as pessoas a ter um modelo para encarar a angústia da finitude
Nenhum comentário:
Postar um comentário