segunda-feira, 29 de junho de 2015

Não há pessoa que não mereça redenção



Crio um novo marcador: Exegese bíblica. Dedico esta discussão-esclarecimento a todas aquelas pessoas que se afastam do Espiritismo porque entendem ser ele condenável pela bíblia. Espero que se convençam de vez ou do contrário.

No meio do plantão, nos minutos de repouso, um colega evangélico me mostra uma cena de crueldade humana. Sua indignação era tamanha que fala:

- A humanidade não tem jeito! Estamos perto do fim. Jesus está voltando. 

Então, começamos um diálogo, eu em seguida:

- Não, cara. A humanidade tem jeito.
- Você não acredita que Jesus esteja voltando?
- O que ele faria a mais do que quando esteve por aqui? Àquela época já tinha poder divino e, no entanto, por respeitar o livre-arbítrio das pessoas, deixou-se crucificar. A palavra e o exemplo foram seus principais feitos. 
- Mas, agora ele retorna com todo o poder, se valendo de sua prerrogativa divina mais do que da humana, provocando o juízo final. Você não acredita que haverá um juízo final?
- Acredito que haja um juízo ao final de cada vida. Não muito em um grande e singular juízo final para todas as raças. E outra, ainda que haja, a humanidade ainda tem jeito. 
- As coisas só pioram!
- Isso é uma perspectiva. 
- É um fato!
- É uma forma de ver. Acho que não há piora efetiva. Tem-se tantos exemplos bons quanto ruins. 
- Veja o que lhe mostrei!
- Acontecia isso a rodo tempos atrás. Agora, com a globalização e a tecnologia superior dos meios de comunicação temos acesso mais rápido a isso. E atos vis chocam mais que os pequenos amores cotidianos. 

Então me jogou esse versículo: "Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem." (Mt 24:27)

Entendia que a vinda do Filho do homem feito um relâmpago seria manifestação de seu divino poder em nova manifestação histórica de Jesus que, da próxima vez, viria com força total. 

Filho do homem é uma das expressões mais enigmáticas que conheço do Evangelho. Por que Filho do homem e não Filho de Deus? Por que Filho do homem se, segundo a literalidade das escrituras, Jesus era apenas filho de mulher? Se fôssemos levar ao pé-da-letra Filho do homem, não poderíamos dar crédito algum aos poderes divinos de Jesus, pois não é, em verdade, um Filho do Deus, mas do homem. No mais, encerro com essa dúvida aqui desta passagem: 


"Em verdade vos digo que alguns há, dos que aqui estão, que não provarão a morte até que vejam vir o Filho do homem no seu reino." (Mt 16:28)

Bem, se Jesus é de fato Filho do homem, a coisa não aconteceu. Todos os apóstolos morreram e o reino do Filho do homem não apareceu, pelo menos não nessa materialidade que advoga meu amigo. Ele diz ainda que a bíblia não tem margens para interpretação. Há passagens contundentes  demais para ficar à deriva da inteligência argumentativa humana. 

Receio que não. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário